Sakura Card Captors: Hierarquia das Cartas Clow

Sakura Card Captors / Divulgação

Com certeza você que já está perto dos 30 anos deve ter assistido Sakura Card Captors na Globo (ou até mesmo na Cartoon Network). Provavelmente naquela época você queria ter alguma Carta Clow – no mesmo naipe de querer fazer um Kamehameha.

O que são as Cartas Clow?

A princípio criadas pelo feiticeiro meio inglês e meio chinês chamado Clow Reed, são o resultado da combinação de magias orientais e ocidentais que formam a base para um novo tipo de magia diferente de qualquer outro visto até agora.

Para conter o incrível poder das cartas, após sua morte, Clow mandou selar as cartas no Clow Book, apenas para ser liberadas quando o “escolhido” aparecer. Atualmente, são 52 cartas ao todo, contando com as criadas exclusivamente para o mangá e nos filmes.

Hierarquia das Cartas Clow

Contudo, como dito anteriormente, haviam um total de 52 cartas criadas pelo Mago Clow. A metade estava sob o domínio do guardião Yue e metade do guardião Cerberus (ou Kerberus).

As cartas do Yue possuíam o poder da lua, sendo que as principais eram as do atributo Escuridão e dos elementos Água e Vento. Todavia, as cartas que estavam em posse do Cerberus, possuíam o poder do sol, sendo as principais do atributo Luz e dos elementos Fogo e Terra.

Assim, todas as outras demais 46 cartas estavam divididas entre subgrupos liberados por essas 6: Escuridão, Luz, Fogo, Água, Terra e Vento.

As cartas do grupos Luz e Escuridão possuíam poderes especiais. As cartas dos grupos de Fogo e Água eram focadas em ataque, enquanto as dos grupos do Vento e da Terra eram cartas de efeito.

Poderes das Cartas Clow

As Cartas Clow possuem uma forma real que aparece quando elas são atacadas ou atacam, que ao captura-la, volta à forma de carta e Sakura pode usa-la na captura de outras cartas. Enfim, vamos saber um pouco sobre as 6 cartas principais.

The Light – Luz

Esta carta “morou” dentro da Sakura desde que ela liberou as Cartas Clow. Como Sakura ficou determinada a não desistir e como a ideia fixa de que tudo daria certo quando ficou no escuro por causa da carta Trevas, a carta pode se liberar de dentro da Sakura. Com isso, Trevas também voltou à sua forma original (na verdade ela era “do bem”).

Ela aparece no episódio 42 em “Um Teatro no Escuro”.

The Dark – Trevas

Esta carta transporta aqueles que tem magia para um lugar totalmente envolto pela escuridão. Após ser capturada, tudo volta ao normal. Para as outras pessoas, é como se nada tivesse acontecido. Trevas e Luz, além de poderem falar (a única carta que também pode é o Espelho), parecem saber mais sobre o que Sakura terá que enfrentar do que as outras cartas.

Ela também aparece pela primeira vez no episódio 42 em “Um Teatro no Escuro”.

The Firey – Fogo

A carta Fogo é uma poderosa carta de ataque. Para capturá-la, Sakura teve que usar duas cartas ao mesmo tempo. Quando esta carta foi capturada, Kero teve seus poderes de volta.

Ela teve sua primeira aparição no episódio 35 em “Um Lindo Natal”. Em suma, ela foi capturada com o auxílio das cartas Vento e Água.

The Watery – Água

Esta é uma carta bastante forte. Ao passo que a Água é uma das 4 cartas principais, juntamente com as cartas de elementos Vento, Fogo e Terra.

Ela aparece a primeira vez no episódio 03 em “O Primeiro Encontro de Sakura”. Foi capturada com o auxílio de um congelador. Sakura fez com que Água entrasse nele, congelando-a, assim, capturando a carta. Por fim, também teve uma certa ajuda do Vento.

The Earthy – Terra

Essa carta é extremamente poderosa e pode fazer surgir vários montes de terra e provocar terremotos. Sua forma verdadeira é uma espécie de cobra feita com rochas. Junto com Fogo, devolve Kero à sua forma original quando capturada.

Sua primeira aparição foi no episódio 45 em “Sakura e a Última Carta Clow”.

The Windy – Vento

A carta Vento faz um corrente de vento que pode prender outras cartas, ou impedir a queda de alguém. Por vezes, é uma das cartas que Sakura mais usa, e foi a primeira que ela obteve. Sakura simplesmente pegou-a em sua forma de carta.

Ela apareceu logo no episódio 01 em “Sakura e o Misterioso Livro Mágico”.

Mais sobre Sakura Card Captors

Em suma, Cardcaptor Sakura, abreviado como CCS, conhecido no Brasil como Sakura Card Captors, e em Portugal como Sakura, a Caçadora de Cartas ou apenas Sakura, é uma série de mangá do gênero mahō shōjo criada pelo grupo CLAMP e publicada na revista Nakayoshi, com 12 volumes, de 1996 a 2000.

Bem como a primeira série do anime, também tem uma certa continuação chamada de Cardcaptor Sakura: Clear Card.

Sinopse: “Sakura conseguiu capturar todas as cartas Clow, que trariam desastre ao mundo, e as transformou em suas próprias cartas Sakura. Agora chegou a primavera e, com as cerejeiras em flor, Sakura entra no sétimo ano da escola. Seu querido Syaoran retornou de Hong Kong, e Sakura mal pode esperar para estar ao lado dele novamente. Mas certa noite, algo estranho acontece com suas Cartas, e casos bizarros se espalham por Tomoeda. Guiada pela Chave que encontrou em seus sonhos, Sakura começa a coletar cartas novamente.”

Por fim, você pode assistir Cardcaptor Sakura: Clear Card na Crunchyroll.