Sakura Haruno: por que ela não merece a reputação que tem

Por muito tempo Sakura Haruno ficou com o título de inútil no anime de Naruto, mas com toda certeza ela merece o melhor dos fãs.

0
770
RL3VcJT - Anime Profile
✨ Retirar os anúncios é mais barato que um refri. Seja PREMIUM!

O mundialmente famoso anime Naruto de Masashi Kishimoto possui um extenso elenco de personagens, mas parece haver um consenso quase universal de que Sakura Haruno é a mais fraca – se não a pior – de todas.

Embora essa personagem tenha um dos antecedentes mais impressionantes de qualquer kunoichi – e de fato a maioria dos shinobi masculinos também – veremos como ela ganhou sua reputação de ser “inútil” dos fãs, e como Sakura silenciosamente se redimiu em Naruto Shippuden.

1. O motivo de Sakura Haruno ser odiada pelos fãs

✨ Retirar os anúncios é mais barato que um refri. Seja PREMIUM!

- Anime Profile

O problema de Sakura começa logo no início do anime. Enquanto Naruto e Sasuke perseguiam objetivos que pareciam significativos para o desenvolvimento da história, Sakura tinha uma queda por Sasuke e constantemente apontava a inferioridade de Naruto à menor provocação. Praticamente só serviu para enfatizar o quão especial Naruto e Sasuke eram, mesmo entre seus genin.

Siga a gente no Google News e acompanhe todas as postagens do seu celular de forma rápida e fácil!

Como os espectadores tendiam a simpatizar com Naruto, dado seu sofrimento no início da história, vendo Sakura continuar chutando-o enquanto ele estava caído, os fãs a alienaram desde o início. Não ajudava que Naruto fosse um shinobi muito mais capaz do que ela, enquanto Sakura parecia apenas apreciar as realizações de Sasuke sem tentar alcançar nada por conta própria.

2. O por que de Sakura Haruno não ter aprendido nenhum jutsu com Kakashi

- Anime Profile

Ao contrário de Naruto e Sasuke, Sakura não tinha herança ninja ou talentos inatos para aumentar seu potencial de luta. Os jutsus que Naruto e Sasuke usavam tão casualmente – variações dos jutsus Bola de Fogo e Clone das Sombras – eram realmente alguns dos mais complexos que um ninja poderia aprender. A maestria de Sasuke no estilo fogo era uma habilidade que tradicionalmente marcava um Uchiha completo, enquanto o jutsu clone das sombras de Naruto era uma técnica proibida inventada pelo Segundo Hokage. Apenas Naruto poderia “spammar” dessa forma, dado seu nível incomumente alto de reservas de chakra. Na verdade, era mais incomum que esses dois fossem tão habilidosos para sua idade do que Sakura fosse um genin comum.

As altas reservas de chakra da dupla também afetaram o tipo de conjunto de habilidades disponíveis para eles. Eles podiam se dar ao luxo de aprender jutsu de chakra de alto nível sem o perigo de morte, o contrário de Sakura, que se arriscaria se ficasse com pouco chakra. Isso foi especialmente irônico, já que Sakura tinha um controle muito melhor sobre sua rede interna de chakras do que qualquer um de seus companheiros de equipe. Kakashi usou suas habilidades limitadas para ensiná-la e encorajá-la a dominar completamente o básico do controle de chakra, enquanto incutia nela uma afinidade por genjutsu – que mais tarde floresceu em completa imunidade a esta arte ninja.

3. Sakura já se mostrava talentosa, mesmo que fora do campo de batalha

- Anime Profile

O talento de Sakura como shinobi em Naruto foi melhor mostrado fora do campo de batalha. O que lhe faltava em força física, ela mais do que compensava com seu brilhante intelecto. Durante a primeira fase dos Exames Chunin, Sakura respondeu facilmente a problemas que eram intencionalmente impossíveis para um genin resolver. Apesar de esperar que ela trapaceasse, Sakura não precisou e se tornou alvo das maquinações de seus colegas de classe que confiaram em sua capacidade de passar no teste que lhes foi dado.

4. A redenção de Sakura Haruno

sst267X - Anime Profile

A reverência de Sakura no final de Naruto clássico foi adotada numa postura mais suave em relação ao personagem principal e uma auto-reflexão sobre como sua fraqueza constantemente impedia seus companheiros de equipe. Como um ato de agradecimento, a Quinta Hokage, Tsunade Senju, era mundialmente conhecida no campo do ninjutsu médico. Quando Sakura percebeu a facilidade com que Tsunade foi capaz de curar Sasuke do Tsukuyomi de Itachi, ela percebeu que isso era adequado para suas próprias habilidades. Ela não seria mais apenas uma espectadora enquanto seus companheiros lutavam para protegê-la. Se ela pudesse curá-los, Sakura poderia finalmente se livrar desse título de inútil.

VEJA TAMBÉM:  As 10 melhores Zanpakutou de Bleach

Depois de três anos sob a tutela de Tsunade, Sakura estava irreconhecível. Com as habilidades que ela adquiriu, sua confiança cresceu, e até mesmo Tsunade valorizou muito suas habilidades. Aos 16 anos, ele já era uma assessora da Hokage e era proficiente o suficiente em ninjutsu médico que, em um momento em que as tensões entre as duas aldeias eram altas, Tsunade a considerava uma valiosa embaixadora para a Vila da Areia. Quando confrontada com uma toxina desconhecida, Sakura foi capaz de sintetizar um antídoto após um exame cuidadoso e salvou a vida de Kankuro como nenhum outro médico na Vila da Arela tinha conseguido.

Por mais impressionante que fosse o antídoto, foi a menor das conquistas de Sakura durante Missão de Resgate do Kazekage. De repente, ela tinha um poder que até Naruto e Kakashi desconfiavam. Este poder explosivo – e o antídoto que ele preparou de antemão – foi inestimável durante a batalha que ela a vovó Chiyo lutaram contra Sasorium membro de pleno direito da Akatsuki. Sakura aderiu totalmente ao padrão ninja médico de evitar ferimentos a todo custo, sofrendo apenas arranhões leves, mesmo quando enfrenta uma horda cada vez maior de marionetes controladas por Sasori.

5. A Quarta Grande Guerra Ninja e o incrível papel de Sakura

JFn7elh - Anime Profile

Sakura não foi uma combatente ativa durante a maior parte da Quarta Grande Guerra Ninja, mas também foi capaz de se destacar em seu principal papel de apoio. Ela foi colocada como suporte médico para a divisão de batalha de curto alcance e rapidamente se tornou o alvo da infiltração de Zetsu Branco, uma vez que eles perceberam o quão valioso seu ninjutsu médico era para a guerra. Quando em perigo, Sakura era capaz de distinguir intrusos de seus verdadeiros companheiros de equipe com base nas mensagens mais fracas e revidou, derrotando o Zetsu Branco de uma só vez.

Sakura foi mais impressionante do que todas as divisões da Aliança Shinobi quando se uniram para travar uma guerra contra o Dez-Caudas. Ela conseguiu invocar a Katsuyu, a invocação pessoal de Tsunade, e usou a lesma para garantir que os shinobi na guerra tivessem uma cura quase constante. Não foi uma tarefa fácil; não apenas o poder de cura e a eficácia de Katsuyu estão diretamente ligados às habilidades de seu invocador, mas sua invocação também causa um certo nível de reação. Quando Tsunade curou os Aldeões da Folha com Katsuyu durante o ataque de Pain, levou chakra o suficiente dela para que ela ficasse em coma por semanas. No entanto, Sakura foi capaz de lutar até o final da guerra, lutando contra a própria Kaguya Otsutsuki.

A manifestação do Byakugo de Sakura foi feita para reprimir qualquer sentimento remanescente de que ela ainda era a garota superficial e fraca que intimidou Naruto, e ainda assim persistiu. Este era um jutsu que apenas a Quinta Hokage havia dominado antes dela e fez Sakura praticamente imortal durante a luta. Envolvia um procedimento de três anos em que Sakura guardava continuamente seu chakra em um único ponto em sua testa; isso exigia um nível quase divino de controle de chakra, pois ela tinha que se concentrar em manter uma saída constante enquanto realizava todos os deveres esperados de um shinobi na Aldeia da Folha.

marca em sua testa – o Byakugo – junto com a força já incrível de Sakura, dá um buff enorme a ela, permitindo que ela cure quaisquer ferimentos que ela provavelmente não sofrerá de qualquer maneira sem qualquer esforço consciente. Ao contrário de Tsunade, Sakura não precisava manter uma aparência jovem o tempo todo e, portanto, seu poder não era dividido entre manter sua aparência e sua habilidade original de empoderamento. Antes do fim da guerra, Sakura já havia alcançado uma força que superava a Quinta Hokage. A única maneira de minimizá-la era compará-la com o status divino que Naruto e Sasuke haviam alcançado naquele momento.

E então, depois desse enorme textão, você não acha que Sakura não merece mais o título de inútil que foi colocada sobre ela por todo esse tempo?

✨ Retirar os anúncios é mais barato que um refri. Seja PREMIUM!

Formado em ADS, professor de desenvolvimento de sistemas e de karate, também fissurado pela cultura japonesa. Sou fundador do site Anime Profile.