Anime Profile

[REVIEW] Girls Band Cry: o anime musical sensação de 2024.

Review Girls Band Cry
Girls Band Cry | Divulgação

Animes musicais podem ser uma boa pedida para os amantes do gênero, e temos aqui mais um pra sua lista.

Girls Band Cry é um anime produzido pela Toei Animation e lançado na Temporada de Primavera de 2024 (Abril/2024 à Junho/2024), contendo 13 episódios.

Este review pode conter spoilers, então se você quer ver o anime primeiro, você pode vê-lo pela Crunchyroll.

1. História

Iseri Nina é uma garota que enfrentou dificuldades na escola, por sofrer bullying ao tentar ajudar uma pessoa. Por conta desse sofrimento, ela acaba achando na música da sua banda favorita, a Diamond Dust, um lugar seguro. Ela acaba desistindo dos estudos e indo morar em Tóquio, sozinha. Lá encontra a ex-guitarrista da Diamond Dust, Kawaragi Momoka.

Momoka não se sente segura de continuar com a música, pois recentemente saiu da banda que formou pois não concordava com os rumos que a Diamond Dust estava tomando, e acaba desistindo de querer formar uma nova banda junto com Nina. E Nina, com bastante persistência, acaba fazendo Momoka mudar de ideia, mas para uma banda ter somente uma vocalista e uma guitarrista não é o suficiente. Daí entra a baterista, Awa Subaru.

Subaru é uma garota que, na verdade, deveria seguir os passos de sua avó e se tornar uma atriz. Mas ela não tem coragem suficiente para dizer o que sente, escondendo o que realmente deseja para não entristecer sua vó. Mas ela acaba entrando na banda, e assim, com três integrantes, começam a ensaiar e arriscar apresentações em pequenos shows.

Com algum tempo nessa formação, duas novas integrantes surgem: Rupa e Ebizuka Tomo.

Rupa é uma tecladista que já ganhou prêmios tocando e Tomo, uma baixista. As duas trabalham em seu projeto, a Beni-Shouga, compondo músicas estilo vocaloid. Elas trabalham em uma lanchonete que Nina e Momoka costumam frequentar.

A partir daí, com as cinco integrantes, a banda toma seu rumo ao estrelato, se apresentando em diversos shows.

2. Personagens

Aqui vamos falar um pouco das personagens do anime. E vale adiantar que cada personagem possui algo do passado que vem a tona em algum momento da história

Iseri Nina
Iseri Nina | Personagem

Nina vem de uma cidade do interior. Sua família tinha uma educação rigorosa, como regras de que não pode usar celular no almoço em conjunto. Ao se mudar para Tókio, ela não sabe como se portar e como funcionam as coisas da cidade grande, e Momoka a chama de caipira por isso.

Nina também é sentimental e tem propensão a mudar de humor rapidamente. É teimosa e tem dificuldades de lidar com seus sentimentos quando estão a flor da pele. A falta de maturidade e a dificuldade de lidar consigo mesma mostram que ela tem muito a evoluir como pessoa.

Ela tem dificuldades em se relacionar com pessoas e a confiar nelas, visto que ela sofreu bullying na escola. É um trauma que provavelmente a marcou, mas aos poucos ela vai superando.

Kawaragi Momoka
Kawaragi Momoka | Personagem

Momoka é ex-membro fundadora da banda Diamond Dust, banda esta que faz o maior sucesso na história do anime. Ela, juntamente com suas amigas do colégio, decidem montar o grupo e almejar o topo, rumo ao Budokan. Mas as coisas não são tão simples assim.

A realidade se mostra dura. Para a banda realmente conquistar mais fãs e se tornar bastante famosa, teriam que mudar várias coisas, como o estilo musical. Para Momoka, isso era inaceitável. É como se você deixa-se de ser quem você é para agradar outra pessoa. E nisso, Momoka acaba saindo da banda para tentar carreira solo, o que não dá certo. Com isso ela se sente frustrada por suas músicas não conseguirem alcançar os ouvidos das pessoas e se tornarem sucesso, e acaba se culpando por isso.

Ela pode aparentar ser responsável e madura com determinadas situações, mas basta alguns goles de cerveja e a vemos tendo que ser carregada pelo seu estado de embriaguez.

Momoka e Nina sempre discutem uma hora ou outra. Mas já chegaram a quase se baterem fisicamente. No fim das contas, elas se importam uma com a outra.

Awa Subaru
Awa Subaru | Personagem

Awa Subaru é uma jovem que tem como avó a atriz Awa Tendou.

Subaru frequenta uma escola de artes cênicas para seguir os passos de sua avó, mas ela não faz isso por querer. Ela esconde de sua vó os seus verdadeiros sentimentos e gostos.

Ela se orgulha de sua aparência deslumbrante, que poderia facilmente ser confundida com a de uma modelo. Porém, por trás de seu exterior, ela possui uma natureza obstinada e competitiva, característica de uma jovem orgulhosa.

Rupa
Rupa | Personagem

Rupa exala sensibilidade artística e possui um intelecto aguçado. Considerada um gênio pelo seu jeito calmo de falar e atitude modesta, ela conquista o respeito dos outros. Mas sua maior falha seja a bebida, podendo ser vista bebendo muito.

Rupa perdeu seus pais em um acidente. E é mostrado que ela os amava. A sua tristeza com relação a perda é mostrada em flashbacks da música “Emptiness and Catharsis” (空白とカタルシス, Kūhaku to katarushisu), no episódio 11.

Ela divide um apartamento com sua colega, Tomo. Elas se dão bem uma com a outra e trabalham compondo músicas para seu projeto Beni-Shouga, que usa vocaloid nas suas composições.

Ebizuka Tomo
Ebizuka Tomo | Personagem

Tomo é a colega de apartamento de Rupa. Ela tem um semblante sério, e às vezes frio. É uma pianista talentosa, que já ganhou premiações por isso.

Antes de Rupa e Tomo formarem o Beni-Shouga, elas tinham uma banda com outras garotas. O problema é que ela é dura em suas críticas, e isso fez com que as outras integrantes não gostassem da forma como ela avaliava a performance das outras e, por isso, a banda se desfez.

Devido a essa situação, ela resolve se abster das críticas, guardando-as para si. Mas quando Nina pergunta a ela como está se saindo aprendendo a tocar violão, Tomo se mostra receosa em falar, mas como Nina insiste, ela expressa suas críticas, mas Nina não se sente furiosa ou com raiva disso e leva o feedback de sua colega em consideração, na tentativa de melhorar a forma como toca.

3. Animação, dublagem e trilha sonora

O anime é quase todo trabalhado em CGI (imagens geradas por computador). Diferente de certas produções de animes que falharam miseravelmente nesse quesito, Girls Band Cry possui um dos melhores CGI. A TOEI ANIMATION merece os parabéns por isso. Algumas cenas, como lembranças, são feitas em arte tradicional, mas não são ruins a ponto de estragar a experiência.

A movimentação das personagens não parece ser robótico, é bem fluída. As expressões faciais das personagens são bem trabalhadas, com gestos e feições que dificilmente você veria em um anime com traços tradicionais.

A dublagem também é sensacional. Eu acho que os dubladores japoneses conseguem expressar sentimentos e emoções de forma excepcional nos animes. E aqui temos dubladoras que cumprem esse papel, e já já falo sobre elas.

A trilha sonora é boa, e claro, como é um anime de música, não pode faltar as próprias composições. As músicas da banda Togenashi Togeari, que é a banda principal das garotas, é muito boa e é um rock que dá gosto de ouvir. E o piano/teclado presente nas canções é uma inserção excelente e dá um adicional a mais às músicas.

4. A banda Togenashi Togeari

Essa é uma banda que não está somente no anime, mas também na vida real. Togenashi Togeari é formada por 5 membros femininos. Todas elas são as dubladoras das 5 personagens apresentadas.

A banda foi formada através de um processo de audição “Girls Rock Audition”, feito pela agehasprings e Universal Music Japan. O intuito era buscar mulheres que nunca cantaram em público, tocaram em uma banda ou tocaram rock para fazer uma estreia importante como dubladora e artista musical dentro da marca. Em maio de 2023, foram reveladas as 5 mulheres que, juntas, trabalhariam como dubladoras do anime e também seriam as integrantes da banda real. Abaixo você confere quem são elas.

“Mais uma vez… prazer em conhecê-lo!
Sou Rina, que interpreta Nina Iseri em #GirlsBandCry! Tenho 16 anos e sou da província de Hiroshima!
Ela foi selecionada no Girl’s Rock Audition realizado em 2021 e é responsável pelos vocais de #Togenashitogeari!
Minha comida favorita é salmão. Obrigada! ! ! !
#Garukura #girlsbandcry”

(traduzido por Google Translate)

“Para quem me conhece do anime, prazer em conhecê-lo!
Gostaria de agradecer mais uma vez a todos que me apoiaram até agora.
#GirlsBandCry #MomokaKawaraki
Sou Yuri, a guitarrista do #TogenashiTogeari!
Tenho 23 anos e sou da província de Ibaraki. Meus hobbies são tocar violão e jogar, e adoro gatos.
obrigada!
#Garukura #girlsbandcry”

(traduzido por Google Translate)

“Bom dia, boa noite, Toge!
Eu sou Shuri, uma jovem de 20 anos da província de Chiba que é responsável pelo papel #GirlsBandCry #Rupa #TogenashiTogeari Ba.!
Meu hobby é assistir beisebol e apoiar os Leões de Saitama Seibu.
Também gosto de assistir animes, e meu anime favorito é Mobile Fighter G Gundam!
obrigada!
#Garukura #GirlsBandCry”

(traduzido por Google Translate)

“Prazer em conhecê-lo novamente!
Eu sou Mirei do #GirlsBandCry #AnwaSubaru e #TogenashiTogeari Dr.!
Sou uma jovem de 20 anos de Kawasaki que adora dormir, comer e ler mangá!
Muito obrigada
#Garukura #girlsbandcry”

(traduzido por Google Translate)

“O anime começou, então vamos conferir de novo!
#Girls Band Cry《#SatoshiEbitsuka》
#TogenashiTogeari《Teclado》,
Essa é a Natsu!
22 anos de Shonan! Adoro assistir jogos de futebol, participar de partidas ao vivo e comer ramen!
obrigada! !
#Garukura #girlsbandcry”

(traduzido por Google Translate)

A banda já lançou 2 álbuns em 2024 e vários singles. No canal do youtube, tem vários clipes musicais.

Selecionei aqui alguns clipes de músicas que gosto bastante:

Wrong World (雑踏、僕らの街, Zattō, Bokura no Machi)

 I’m Nobody (誰にもなれない私だから, Darenimo Narenai Watashi Dakara)

 

Emptiness and Catharsis (空白とカタルシス, Kuuhaku to Catharsis)


5. Considerações finais

Girls Band Cry é aquele anime que se você gosta de música, você vai amar. A história vai te cativando a medida que você vai vendo os episódios. Você vai conhecendo as personagens e, talvez, se identifique com alguma delas.

Aqui você vê a união do grupo (embora no início tenham suas diferenças) e como elas superam as adversidades do ramo da música, o que não é nada fácil para um banda iniciante. Além das dificuldades do cotidiano, elas também devem superar o passado e pensar no futuro para alcançar seus objetivos.

Personagens com seu carisma, cada qual possui sua própria personalidade, qualidades e defeitos. A interação entre elas podem render boas risadas, momentos de raiva e até mesmo tristeza.

O defeito desse anime é não ter continuação… ainda.

Minha nota para essa obra é um grande 10/10.


Para mais reviews de animes, clique aqui.

Wellison Lessa

Wellison Lessa

🧑‍🏫 Professor | 🎸 Aprendiz | 🎮💻 Empreendedor | 🏎️ Piloto iniciante no AV | Amante de animes  
Wellison Lessa

Wellison Lessa

🧑‍🏫 Professor | 🎸 Aprendiz | 🎮💻 Empreendedor | 🏎️ Piloto iniciante no AV | Amante de animes  
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
# EM DESTAQUE
# ÚLTIMAS POSTAGENS
# ÚLTIMOS COMENTÁRIOS