Sharingan é o dojutsu kekkei genkai do clã Uchiha, que é despertado (e evoluído) de acordo com as condições do estado emocional do usuário.

Um exemplo dessas condições foi a de Uchiha Obito, que despertou seu Sharingan para proteger seus companheiros, enquanto Uchiha Sarada despertou devido a emoção de reencontrar seu pai, Uchiha Sasuke.

As habilidades do Sharingan consistem de duas partes: “Olho da Percepção (Dosatsugan)” e o “Olho do Hipnotismo (Saimingan)”.

Esse dojutsu possui três estágios, que evoluem de formas diversas, podendo exigir algo mais além do emocional. Isso não quer dizer que o usuário tenha que seguir a ordem do estágio, já que Obito despertou seu Sharingan já com dois tomoes (diferente de Sarada e Sasuke, que despertaram com apenas uma tomoe).

1º TOMOE

Quando o Uchiha desperta o Sharingan pela primeira vez, a íris adquire uma cor vermelho vivo ao mesmo tempo em que uma forma semelhante a uma vírgula (tomoe, 巴) surge na íris, entre a pupila e a esclera. Essa tomoe solitária passa a orbitar em torno da pupila, girando rápido quando o Uchiha força os olhos para utilizar as habilidades do doujutsu.

Nesse estágio, o Sharingan proporciona ao ninja a capacidade de acompanhar e antecipar golpes e selos, facilitando a evasão e o contra-ataque, além de permitir a memorização de movimentos que podem ser reutilizados pelo Uchiha de acordo com suas capacidades individuais de força e velocidade.

2º TOMOE

O surgimento de uma segunda tomoe (diametralmente oposta à primeira) gravitando em torno da pupila expande a capacidade do Sharingan: nesse estágio, o olho é capaz de acompanhar e copiar movimentos quase que instantaneamente (dependendo, é claro, das condiçőes físicas do Uchiha). Também melhora a percepção do ninja em relação a ilusőes, já que o Sharingan é capaz de ver através de Genjutsus.

Uma das maiores vantagens é a capacidade de observar a movimentação e o fluxo de chakra em outros seres vivos. Dessa forma, o ninja pode perceber se o chakra do organismo está desestabilizado por causa de algum jutsu, “medir” a quantidade de chakra de um adversário, ou mesmo discernir bushins de seus respectivos conjuradores.

3º TOMOE

Sharingan amadurece por completo quando adquire sua terceira e última tomoe, alcançando sua forma verdadeira e levando sua alcunha de “olho copiador” ao extremo. Nesse estágio, a capacidade de percepção do olho é tão grande que o ninja é capaz de antecipar o próximo movimento do adversário através dos menores espasmos. é uma habilidade tão precisa que parece tornar possível “prever” o futuro. Se o ninja for rápido e forte o bastante, pode até mesmo copiar um jutsu em tempo real e usá-lo contra o próprio conjurador – fato que fez Hatake Kakashi ser conhecido pela alcunha “Ninja Copiador Kakashi”.

Essa característica permite que o ninja evada ataques iminentes e antecipe os contra-ataques com precisão quase perfeita, conservando mais chakra e aumentando as chances de vitória. No entanto, a habilidade mais temida de um Sharingan completamente desenvolvido é, certamente, a capacidade de usar Genjutsu sem a necessidade de selos ou qualquer ritual de preparação: basta que o adversário olhe nos olhos do Uchiha para que a ilusão seja posta em prática. Essa característica também facilita bastante reversão de genjutsus. é por essa razão que o Clã Uchiha era bastante conhecido como usuário de Genjutsu.

Além das tomoes, o Sharingan também pode evoluir para formas mais avançadas, estas podendo mudar completamente o formado do Sharingan do usuário. Estes Sharingan são chamados de Mangekyo Sharingan e Fuumetsu Mangekyo Sharingan. Não são todos os Uchihas que adquirem, já que requerem um custo emocional ainda maior.

Compartilhe esta postagem!

Deixe um comentário